#donadecasa

Oi, prazer, me chamo Camila e estou

dona-de-casa.

Pausa para os julgamentos (…)

Continuando, a verdade é que eu nunca pensei que eu fosse colocar esse “trabalho” no meu currículo, mas como na minha vida quem manda é Deus, então aqui estou.

Se você mora no Brasil, ser dona-de-casa é quase que uma ofensa à mulher moderna. Creio eu, que a dona-de-casa brasileira é vista como uma mulher que não tem estudo e fica em casa fazendo comida para o marido, bem “Amelia” (música)!

Aqui nos Estados Unidos é muito diferente. Aqui a dona de casa se chama: stay-home-mom. Ela é a peça essencial da família. Geralmente a dona-de-casa americana tem estudo, tem carreira e por opção resolveu ficar em casa para acompanhar de perto o crescimento dos filhos. E acredita em mim, existem milhares de stay-home-moms nos Estados Unidos.

Pois bem, agora vamos voltar a primeira fase do post: Oi, meu nome é Camila e estou dona-de-casa. Meninas, demorou quase 4 anos para eu me identificar com esse termo de ser dona-de-casa. Eu me lembro como se fosse hoje o meu desespero quando aos 6 meses de vida do Noah eu descobri a gravidez da Olívia! Eu fiquei desesperada não porque estava grávida, mas porque as minhas chances de voltar a estudar e entrar no mercado de trabalho diminuíram 98%.

Eu cresci num lar o qual os meus pais sempre trabalharam fora. Ver a minha mãe chegando do trabalho toda arrumada, bonita, independente, era um sonho que sempre desejei pra mim. Eu vim para os Estados Unidos estudar comunicação social para ser uma profissional na área, mais precisamente no Brasil, e não dona-do-lar!!

Depois de anos lutando contra essa minha nova posição na vida, a melhor coisa que aconteceu pra mim foi aceitar! Sim, aceitar! Sim, aceita que dói menos! É por aí!! Depois de me aceitar dona-de-casa americana, descobri um mundo de privilégios do qual eu não teria se estivesse trabalhando fora. Descobri que a minha própria mãe não pode participar de muitas coisas no meu desenvolvimento que hoje eu participo com meus filhos.

E digo que estou dona-de-casa porque optei ficar em casa com meus filhos por alguns motivos:

  • É muito caro (para minha família) colocar duas crianças na escola no período integral
  • É essencial pra mim que eles sejam fluentes em português
  • É importante pra mim que eu aprenda/me envolva no sistema escolar infantil americano já que eu não cresci aqui
  • Quero estar integralmente envolvida nos seus costumes, hábitos e alimentação até eles completarem 7 anos.
  • Detesto acordar cedo! Detesto acordar cedo! Detesto acordar cedo!

Pesei na balança, refleti, e cheguei à conclusão de que ser dona-de-casa é sinistro, mas o farei até os meus filhos completarem 7 anos!! Até lá vocês me encontrarão em play dates, na escola dos filhos, na Target, no parquinho, na aula de Ballet/futebol/artes marciais e tudo e qualquer coisa que envolve os pequenos!!

Gente, esse assunto dá pra ser discutido pra sempre, mas tive que me conter a somente alguns parágrafos senão iria escrever um livro e não um blog…!!

Enfim, me fala de você… aonde você está hoje que pode ter sido difícil de aceitar?

Com Amor,

Camila

Advertisements

7 thoughts on “#donadecasa

  1. E quando alem de dona-de-casa, você tem um job home office?Meu caso,rs.Aqui nos USA eu lavo,cozinha cuido da casa,levo e busco meu filho na escolinha,nas terapias (ele TDA),atendo clientes de intercambio e dou assessoria para vistos,ufa.Me pergunta como dou conta?Nem eu sei…,quando tem um face time ou Skype com algum cliente, coloco uma blusa bonita em cima do pijamas e faço um make rapido e pronto.Bemmm diferente do Brasil…até desaprendi a andar de saltos, rs.

    Like

    1. Somos duas! Acho a maior furada trabalhar de casa rs! Menina, a gente acaba fazendo mil coisas e nao focando. Agora eu presto atencao nisso e foco: dane-se a pia rs etc estou trabalhando 😉 good luck 😉

      Like

      1. entao menina, fico impressionada com as mamaes que conseguem trabalhar de casa!! tiro o chapeu e se deixar tiro a roupa toda pra elas!! o meu nivel de stress nao me permite prestar atencao em muita coisa ao mesmo tempo, ou seria ADD…ih nao sei.. ja me perdi!

        Like

    2. Arleth! primeiro, obrigada por ter vindo aqui no blog e compartilhar a sua historia comigo! Segundo, você eh definitivamente uma mulher maravilha que se vira nos 30 com toda criatividade e forca para dar o seu melhor para o seu filho!! Parabens pela mulher que voce e!

      Like

  2. Cada Mãe tem suas metas diárias, dizemos assim.
    Bem sou mãe de 4 e avó também ( com apenas 42 aninhos kkkk) então eu não sei como dou conta de tudo, mas creio que o suporte que tenho do Maridão faz muita diferença, mesmo todo o período do dia está nos braços da mamãe aqui. Trabalho no meu business 7 dias da semana, dou atenção a minha filha na faculdade no Brasil e para do meu Neto que insiste em falar comigo todos os dias, uma filha de 11 que estuda e que nessa idade precisa de extrema atenção para suas respostas nas mudanças que acontecem na purberdade ( lógico contando com a ajuda que tenho do ex marido e do Maridão que são juntos o melhor time que já vi na vida) tenho um menino de 4 anos que tem TDA leve mas que precisa da minha presença nas sessões de 3 horas em casa com os terapeutas as sextas na fonoaudióloga e mais uma menina de 2.5 anos que quer minha atenção a todo tempo, fora os afazeres diários de casa. A minha home business é grande com apenas eu de funcionária e 1 assistente ( Maridão ) que somente trabalha nesse grande business que e uma casa, após um longo dia de trabalho provendo o sustento de todos. Precisa peito para ser stay home mom, e se abdicar de andar com seu cabelinho arrumadinho, de literalmente descer do salto. Essa foi a minha escolha. Arrependimento???!! NENHUM!!!! Amo Amo Amo, ver meus pequenos crescerem, ter visto os primeiros passos, primeiras palavras, buscar na escola e ver cada Conquista deles. Eu vou voltar e terminar meu college que parei na metade, vou voltar a fazer minhas viagens com O Maridão sem as crianças no tempo certo. Enquanto isso vou vivendo essa aventura em minha nave espacial chamada home.

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.